quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fugas nostálgicas

Ando pensando na razão de sermos tão ligados ao nosso passado. Por que somos tão nostálgicos? A memória pode ser uma lixeira, mas insistimos em dar uma limpadinha no que parece prestar e trazemos à tona nossas glórias não vividas. As mentiras que ficaram enterradas agora ganham ares de verdades imortais. Os canalhas que já se foram ontem, são nossos heróis de hoje e tudo o que não era melhor que o de hoje, hoje é o que toma lugar do que será o melhor que o do amanhã. Confuso? Nada. Somos esses passados. Somos o que fizemos e mesmo o que nem perto passamos de fazer. Mas quem saberá? Afinal, o passado não pode ser corrigido tanto quanto não deve ser julgado. Isso nos dá um álibi de vasculharmos os entulhos do que se foi e trazer o que convém à tona pintado com uma tinta brilhante e dourada de sabedoria. Tenho ouvido discos de vinil como se o som fosse melhor que os mp-números de tamanhos infinitamente pequenos. Tenho lido os clássicos, com a licença de ignorar o que se escreve de bom hoje. Tenho ouvido os clássicos. Não pelo ar cult que tudo isso exala. Não sou tão piegas. O psudo-intelectualismo me incomoda e aqueles óculos de armação grossa não ficam bem em mim. É só essa sensação aliviadora e que me faz admirar o que há de bom no que se foi. Todo esse ar de nostalgia, de ufanismo que me permite a ilusão de que o mundo já foi um pouco melhor. Enfim, cansado do mundo? Fuja para o passado, volte quando achar suficiente e necessário, mas volte. Afinal, você vive o passado dos seus filhos. Não deve ser tão ruim assim.

5 comentários:

Maris Morgenstern disse...

acho q no passado nos reinventamos, e nos fazemos melhores, masi valentes, corajosos, bravos e guerreiros do que realmente fomos.
sem essa fantasia viveriamos só o mundo real, e sei lá, pra mim, ele tem um q de chatisse.
rsrsrs

Maria disse...

Sou bem nostálgica, e admito, bem piegas tb...rs O passado explica o hoje, gosto de buscá-lo.

Meu beijo, Dani.

Unknown disse...

É bom buscar respostas no passado, ele nos ajuda à achar resoluções no presente, é como se pudessemos nos refugiar nele.
Ah Dani vc é meu orgulho amigo e vô!
haha
;*

Scheyla disse...

É que a gente está vivendo uma transição. Não é fácil. Do lado de um Lp está um microship sei lá o quê. O novo e o velho se degladiam, se confraternizam. Mas as coisas com uma cor parecida da fundo do teu blog tocam mais. Não sei o pq, mas tocam.
:)

Denise disse...

Bem Bem bem se ser saudosista é ser piegas.então sou.

Confesso que amei mais o gosto musicar de meu filho,de 23 anos ,dia desses quando cheguei em casa e ouvi em alto e bom som NOEL ROSA.

Natural eu gostar afinal me remete as musicas q escutava minha mãe cantar,mas ele.

sempre ha coisas a sentires a serem resgatados.

De